Reflexões bíblicas no livro de Josué.
SINOPSE:
Por que “Deus de promessas” para o livro de Josué? Eu pensei em diversos títulos apropriados, mas o que mais falou ao meu coração foi esse escolhido. No capítulo 21, versos 43, 44 e 45, temos, como muitos entendem, um resumo teológico de todo o livro de Josué.
Josué foi o líder escolhido por Deus para cumprir a sua promessa ao povo de Israel.
Deus ainda fez uma promessa maior para o homem quando houve a sua queda de que enviaria um Messias que iria cumprir toda sua palavra. Deus assim vem nos conduzindo pela história e em Cristo Jesus também cumpriu sua promessa.
Estamos também aguardando suas promessas de redenção e vida eterna onde teremos novo corpo e uma nova vida não mais sujeitos ao pecado. Deus fez a promessa! Deus gosta de promessas! Deus nos faz viver esperando suas promessas! Deus cumprirá suas promessas!
Seguindo a divisão proposta pela Bíblia de Estudo de Genebra, também o livro de Josué foi dividido em três grandes partes:
I. A conquista da terra – 1:1 – 12:24.
II. A distribuição da Terra Prometida – 13:1-21:45.
III. A lealdade à aliança na terra – 22:1 – 24:33.
Josué, o sexto livro da Bíblia, foi escrito por Josué e registra a invasão da Terra Prometida, começando com a conquista de Jericó, a cidade toda cercada de muros e uma fortaleza considerada, à época, imbatível.
Depois de Jericó tem início uma série de conquistas, sendo que enfrentam alguns obstáculos e fracassos que farão com que repensem suas estratégias.
Em seguida às vitórias, começa-se a distribuição da Terra Prometida e tudo foi feito de forma pacífica, ordeira, seguindo as instruções de Moisés, do Senhor e não há registro algum de qualquer inconveniente ameaçador à nação de Israel.
Encerrando o livro, na sua terceira parte Josué chama o povo, os anciãos, juízes e os principais líderes e com eles renova a aliança com o Senhor Deus..